Podcast

PodCriticar EP. 4 – Jornalismo e feminismo: interlocuções possíveis

Da crítica feminista às reportagens autorreflexivas, ouça nossa conversa com Juliana Gusman, mestra em comunicação pela PUC Minas e primeira monitora do CCM. A partir de sua dissertação de mestrado e de seu mini curso, discutimos os paradigmas do jornalismo moderno e as possibilidades de pensá-lo criticamente a partir das questões de reconhecimento.

CONTINUE LENDO

PodCriticar EP. 3 – No tapete rosa: Met Gala e Camp

No terceiro episódio do PodCriticar recebemos o professor da PUC Minas, Pablo Moreno. Discutimos sobre o evento mais importante do mundo da moda, o Met Gala, um baile beneficente que acontece toda primeira segunda-feira do mês de maio em Nova York. A partir do tema deste ano “Camp: Notes on Fashion”, baseado no texto “Notes on Camp” de Susan Sontag, analisamos alguns dos melhores looks que apareceram no tapete rosa.

CONTINUE LENDO

PodCriticar EP. 2 – Entrevista com uma vampira

No segundo episódio do PodCriticar recebemos a professora de Literatura Inglesa, Mariana Fagundes de Freitas. Discutimos sua dissertação de mestrado Staked Twice: The violent deaths of female vampires in Bram Stoker’s Dracula and F Marion Crawford’s “For The Blood Is The Life” (Apunhalada Duas Vezes: As mortes violentas de vampiras em Drácula de Bram Stoker e “For the Blood is the Life” de F. Marion Crawford) em uma análise crítica sobre feminismo, emancipação, gênero e vampirismo: o que a diferença entre as mortes de vampiras e vampiros têm a dizer sobre o papel da mulher na sociedade?

CONTINUE LENDO

PodCriticar EP. 1 – O que é mídia?

O PodCriticar é o podcast do Centro de Crítica da Mídia (CCM). Buscamos refletir a crítica midiática a partir de debates e da aproximação do ouvinte com o meio acadêmico da comunicação social. No primeiro episódio, do teórico às divas pop, moda, cinema, música e cultura contra-hegemônica, entre no debate sobre o que é mídia e a cultura midiática com os monitores do CCM.

CONTINUE LENDO